
Enquanto algums discutem sobre o uso da roupa branca na odontologia, poucos questionam o uso do jaleco (avental, para algum). Não se contesta mais a importância de se vestir bem.
Ja devo ter feito (mandado fazer) uns cinco ou seis jalecos... e apenas as ultimas versões estão me agradando... as vezes pela faculdade vejo alguns que considero: imperdoáveis.
Não sou consultor de moda, nem nada do tipo mas uns aspectos são essenciais:
1. Jaleco tem que ser comprido. Nada de jaleco acima da cintura. Ele deve ir até o joelho.
2. Jaleco abertou ou fechado? Via de regra fechado. Mas se a pessoa estiver 100% de roupa branca, o jaleco fica bem aberto (ou se voce for o Dr. Cartner). Apenas nos mais rechonchudinhos ele alarga ainda mais a cinturinha de ovo.
3. Nome no bolso do jaleco, não precisa por o nome todo! (O primeiro e o último ja esta de bom tom.) A letra utilizada para o nome é pessoal, mas como estou dando pitaco em tudo, aconselho que seja uma fonte Reta, sem voltinhas e ondinhas. Itálico nem pensar. Gosto muito da Calibri. A cor vai depender da sua área e da logomarca de sua empresa (se tiver uma, claro). Por exemplo: se odontopediatra: rosa, azul. Se sua clínica é toda em tons de verde: use o verde. Trabalha no serviço público, está na graduação: nao seja mala, use o preto.
4. Bordados. Pelo menos um na manga direita com o logotipo de seu curso. Se tiver orgulho de sua faculdade, coloque-a na outra manga.
5. Punho. Sim. Manga comprida e punho.
Para os tecidos só tive boas experiencias com esses dois:
Oxford (este costuma ser pouca coisa mais barato)- 100% poliéster- não amassa- levemente transparente- amarela com o tempo
Gabardine que é um tipo de microfibra (pouco mais caro, mas eu prefiro)- tecido mais grosso e encorpado, também de poliéster (trama das fibras é diferente)- branco de verdade
- amassa com mais facilidade
Golas conheço duas:
Padre (aspecto mais nerd) Recomendaria para quem faz cirurgias, protege mais. Aos professores-pesquisadores, que frequentam laboratório.
Italiana (mais "descolada", ideal pra usar com gravata) Recomendaria aos ortodontistas, protesistas, as especialidades menos invasivas.
Muitos vão me perguntar por emil onde comprar... já vou dizendo que mando fazer o meus aqui em Bauru, quem for daqui peça-me o contato. Não vou fazer merchandinsing gratuito. Estou a procura de um boa loja virutal para experimentar, se alguem souber, deixe nos comentários!
Gabriel Barbério, desing de moda por alguns minutos.
12 comentários:
Agora sim hein ;)
Vou até fazer um jaleco essa semana seguindo seus conselhos!
Olá Gabriel,
Meu nome é Cesar e sou Gerente de Vendas da Namaste Confecções. Gostei do seu artigo!!
Por gentileza acesse nosso site: http://www.namasteconfeccoes.com.br/ e surpreenda-se com a diversidade e qualidade de nossos jalecos; estamos há 35 anos no mercado e os elogios só aumentam. Nos conheça e indique a Namastê confecções para uma loja de branco na sua cidade para que possamos ter aí um ponto de venda de nossos produtos ou por favor, nos passe o contato de uma loja que você considera em Baurú que faremos uma visita. Grato!!
Oi Gabriel, onde vc compra seus jalecos ai em Bauru?
Grata, Brenda.
"não seja mala" rsrsrs
Obrigada pelas dicas!!!!
"não seja mala" rsrsrs
Obrigada pelas dicas!!!!
Fuji jalecos tem vários modelos dá até para fazer sob medida. Ótimo site.
Gostaria de indicação de onde comprar jalecos de boa qualidade em Bauru. Obrigada!
Ótimo artigo!
Útil e interessante de ler. Obrigada Gabriel
Reis jalecos. Ótimo de acordo com seu conceito. Compro todos os meus jalecos e pijamas com a Rita. Ela é super simpática! Além de cobrar preço justo.
Ela vende pelo Facebook.
Recomendo este site https://jalecobom.store
Postar um comentário