segunda-feira, 21 de março de 2011

Citações por paper em Odontologia - Números oficiais!


Olá queridos leitores, desse humilde blog, em especial, minha única e fiel leitora!

Saiu no Scimago os números para 2009 dos trabalhos de toda esfera global! Daí aproveitei para ver como estão as citações dos papers do Brasil ao longo do tempo.

Fiz a comparação com o pais do Tio Sam por abrigar faculdades excelentes, com a Suiça por ter trabalhos padrão ouro e com a Argentina... bom com a Argentina por motivos óbvios. Deixo os gráficos para vocês tirarem suas próprias conclusões, uma vez que não sou especialista nesse assunto, minha análise é um tanto superficial.



O Brasil aumentou demais sua quantidade papers odontológicos por ano - quase duplicou a quantidade de trabalhos. Esse aumento rápido da quantidade de papers do Brasil (estimulado pelas políticas de pós-graduação da Capes) fez com que os artigos fossem menos citados, quando comparados com aqueles dos Estados Unidos.

Assim, não basta o Brasil jogar confete em sua imensa expansão da produção científica quando se percebe uma queda na qualidade dos mesmos. Este mini-estudo apenas evidencia o grande erro das políticas do governo Lula-Dilma em relação a nossa ciência e pós-graduação. (tendo em vista que 80% da mão de obra de nossos paper é composta por alunos de doutorado - logo, quando mais se expande a Pós Graduação no Brasil, mais papers são publicados)




Um comentário:

ana disse...

Adorei a dedicatória!
Mas duviido que sou a única leitora!!
E aposto que o seu paper vai contribuir para a estatisca da qualidade e quantidade ;)